Após uma temporada de dez dias em Paris para analisar as combinações de cores, estilos e materiais utilizados nos primeiros lançamentos do outono no Hemisfério Norte, a designer e consultora de moda Cecilia Seibel apresentou o resultado da pesquisa realizada em solo francês. Ela confirmou as tendências de moda para o inverno 2025 em jantar promovido pelo Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharias, Vestuário, Calçados e Acessórios (Fitemavest). O evento, que ocorreu no Restaurante Sica, junto à CIC Caxias, na noite do dia 22 de outubro discutiu as principais tendências da moda mundial e foi aberto para o público em geral.
Em abril deste ano, Cecilia apresentou o preview da estação, que se dá a partir da análise, na qual as profissionais da moda notam a repetição de elementos como cores, texturas, modelagens, detalhes e acessórios em várias coleções de nomes de peso na moda. Ela explica que a etapa atual, agora de confirmação de tendências, serve para analisar de que maneira toda a informação lançada nos desfiles das semanas de moda, há seis meses, se consolidou nas apostas dos varejistas de roupa no mercado europeu e americano.
A especialista adiantou que Paris está apresentando muitas propostas para o estilo clássico, impulsionadas pelas trends "Quiet Luxury”, que dão ênfase à um comportamento menos ostensivo e mais refinado. Isso fica comprovado pelo aumento de peças em alfaiataria, inclusive para o público mais jovem. Cresce também a camisaria e a malharia retilínea chic.
Outra tendência citada por Cecilia é a "Coquette", que traz peças delicadas, ornamentadas com códigos muito delicados e femininos, fazendo um contratempo aos looks mais austeros dos outros temas. Ela antecipa ainda que a gama de cores ofertadas no varejo é composta por uma base muito variada de tonalidades neutras, com o preto liderando o ranking, seguido de cinzas, beges, natural, vermelho e burgondy.
“Ainda a presença da estética militar e utilitária marca espaço com tons de verdes, marrom e caqui, que sem dúvida são reflexo do momento de insegurança causada pelo conflito no médio oriente. Mesmo com elementos de estilo já conhecidos, a moda para o inverno 25, se mostra atraente e inovadora, misturando peças de estéticas diferentes e criando looks encantadores”, explica a especialista.
O jantar teve um menu temático para proporcionar uma experiência gastronômica francesa, com aquele toque sofisticado e romântico, que são típicos da capital da moda mundial e destino mais procurado do ano por conta das Olimpíadas.
SOBRE O FITEMAVEST
O Fitemavest resulta da união do Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho (Sindivest) com o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste do RS (Fitemasul). Atualmente, o sindicato abrange 26 municípios e representa cerca de 1,2 mil indústrias do setor na região.